terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Dom Supremo - Parte III

Continuando...
"Peguemos um mandamento qualquer: “Amar a Deus sobre todas as coisas.” Eis o Amor. 
“Não tomar seu santo nome em vão.” 
Ousaríamos falar superficialmente de alguém que amamos?      
“Guardar domingos e festas.” 
Não ficamos muitas vezes ansiosos, esperando o dia e encontrar quem amamos para nos dedicarmos ao Amor? Então, se amamos Deus, o mesmo há de acontecer. O Amor exige que obedeçamos todas as leis de Deus. 


Quando um homem ama, é desnecessário exigir que honre seu pai e sua mãe, ou que não mate.  Para o homem que quer bem a seu próximo é uma ofensa exigir que não roube  -  como poderia roubar quem ama? E seria supérfluo pedir que não levante falso testemunho  -  pois jamais faria isto, como seria incapaz de desejar a pessoa que o outro ama. 
Portanto, “o amor é o cumprimento da Lei”. 
O Amor é a regra que resume todas as outras regras. 
O Amor é o mandamento que justifica todos os outros mandamentos. 
O Amor é o segredo da vida. 


Paulo terminou aprendendo isto, e nos deu, na carta que lemos agora, a melhor e mais importante descrição do summum bonum, o Dom Supremo.     
Paulo começa a comparar o Amor com outras coisas que, em seu tempo, tinham muito valor para os homens. 


Ele compara com a eloqüência; um dom nobre, capaz de tocar os corações e mentes dos seres humanos, e estimulá-los a realizar importantes tarefas sagradas, ou aventuras que vão além dos limites. Paulo se refere aos grandes pregadores e diz: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.” E todos nós sabemos por quê. Muitas vezes escutamos o que pareciam ser grandes idéias de  transformação do mundo. Mas são palavras ditas sem emoção, vazias de Amor, elas não nos tocam, por mais lógicas e inteligentes que pareçam ser. 


Paulo compara o Amor com a Profecia. Compara com os Mistérios. Compara com a Fé. Compara com a Caridade. 
Por que o Amor é mais importante que a Fé? Porque a Fé é apenas uma estrada que nos conduz até o Amor Maior. 
Por que o Amor é mais importante que a Caridade? Porque a Caridade é apenas uma das manifestações do Amor. E o todo é sempre mais importante que a parte. Além disso, a Caridade é também  apenas uma estrada, uma das muitas estradas que o Amor utiliza 
para fazer com que um homem se uma a seu próximo.     


E existe, todos nós sabemos disto, um bocado de caridade sem Amor. É muito fácil jogar uma moeda para um pobre na rua. Geralmente é mais fácil fazer isto que deixar de fazê-lo. Deixamos de nos sentir culpados pelo cruel espetáculo da miséria. Que grande alívio, por apenas uma moeda! É barato para nós, e resolve o problema do mendigo. Entretanto, se realmente amássemos aquele pobre, nós faríamos muito mais por ele. Ou não faríamos nada. Não daríamos a moeda e  -  quem sabe  - a nossa culpa por aquela miséria poderia despertar o verdadeiro Amor.


Paulo então compara o Amor com o sacrifício e o martírio. E eu suplico àqueles que desejam, algum dia, trabalhar para o bem da Humanidade: jamais, esqueçam que, mesmo que  seus corpos sejam queimados em nome de Deus, se não tiverem Amor, não adianta nada. Nada! 
Vocês não podem dar nada mais importante  do que reflexo do Amor em suas vidas. Isto é a verdadeira linguagem universal, que nos permite falar chinês, ou os dialetos da Índia. Se algum dia  vocês forem a estes lugares, a eloqüência silenciosa do Amor fará com que sejam entendidos por todos. A mensagem de Fé de um homem está na maneira como vive sua vida, e não nas palavras que ele diz."


Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário