terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Dom supremo - Parte II

Continando o post anterior...
"Todos nós, em algum momento, já fizemos a mesma pergunta que todas as gerações fizeram:

Qual é a coisa mais importante da nossa existência?
Queremos empregar nossos dias da melhor maneira, pois ninguém mais pode viver pela gente. Então, precisamos saber: para onde devemos dirigir nossos esforços, qual o supremo objetivo a ser alcançado?
Estamos acostumados a escutar que  o tesouro mais importante do mundo espiritual é a Fé. Nesta simples palavra se apóiam muitos séculos de religião.
Consideramos a Fé a coisa mais importante do mundo? Pois bem, estamos completamente errados.
Se em algum momento acreditamos nisto, podemos deixar de acreditar.
No  capítulo  que  acabei  de  ler,  fomos  conduzidos  aos  primeiros tempos do Cristianismo. E, como vimos, “permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, estes três. Porém, o mais importante é o Amor”.
Não se trata de uma opinião superficial de Paulo, autor daquelas linhas. Afinal de contas, ele estava  falando de Fé um momento antes. Ele dizia:
    “Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver Amor, nada serei.”
Paulo não fugiu do assunto; pelo contrário, comparou a Fé com o Amor. E concluiu:
  “(...) o maior destes é o Amor.”
Deve ter sido muito difícil para Paulo dizer isto, Um homem costuma recomendar aos outros aquilo que, nele, é o ponto forte.
O Amor não era o ponto forte de Paulo. Um estudante com senso de observação irá notar que, à medida que envelhecia, o apóstolo tornavase mais tolerante, mais terno. Mas a mão que escreveu “porém, o maior
destes é o Amor”, esteve muitas vezes manchada de sangue na juventude.
Além disso, esta carta aos coríntios não é o único documento a mostrar o Amor como o summum bonum, o Dom Supremo. Todas as obrasprimas do Cristianismo concordam a este respeito.    

Pedro diz: “acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados”. E João vai mais longe: “Deus é Amor”.
Podemos ler, também, em outro texto de Paulo: “o cumprimento da Lei é o Amor”.

Por que Paulo disse isto? Nessa época, os homens procuravam chegar até o Paraíso cumprindo os Dez Mandamentos – e as centenas de outros dez mandamentos que eles haviam fabricado tendo como base as
Tábuas da Lei. Cumprir a lei era tudo. Era mais importante, inclusive, que viver.
Então Cristo disse: eu vou mostrar a vocês uma maneira mais simples de chegar ao Pai. Se vocês prenderem isto, podem fazer centenas de outras coisas sem medo de ofender a Deus. Amor. Se vocês amarem, estão cumprindo a lei, mesmo que não tenham consciência disto.
Podemos verificar por nós mesmos que este conselho funciona."

Emocionante, não é mesmo?
Aguardem, pois muito mais está por vir...

2 comentários: